Formação de profesores em Três Lagoas/MT: Escola Normal Dom Aquino Corrêa (1952- 1975)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29351/amhe.v1i2.222

Palabras clave:

Escola Normal Dom Aquino Corrêa, Três Lagoas- Brasil, Formação de Professores

Resumen

O presente artigo é parte do resultado da pesquisa de mestrado em educação, e tem como objetivo discutir dois aspectos da institucionalização da formação de professores na Escola Normal Dom Aquino Corrêa em Três Lagoas, sul do estado de Mato Grosso no Brasil. O primeiro diz respeito à origem social dos estudantes que essa instituição formou com o objetivo de atender as necessidades de desenvolvimento econômico da região. E o segundo aspecto diz respeito ao crivo curricular do curso normal nos anos em que perdurou a instituição, de 1952 à 1975. Para tanto, adotamos como procedimentos metodológicos a coleta e análise de documentos da referida escola, bem como a realização de entrevistas com ex-alunas, e uma ex-professora da instituição. Apontamos como resultados que devido à construção da Ferrovia Noroeste do Brasil, o município de Três Lagoas demandou a instalação de instituições escolares, tanto de ensino primário, como normal para formar a população urbana, que atenderam principalmente os filhos de ferroviários. E com relação ao currículo, verificamos que esteve em conformidade com as determinações de contexto político, ideológico e educacional, desse momento histórico, tanto no que diz respeito à incorporação de pressupostos pedagógicos da Escola Nova até sua decadência com a ascensão do tecnicismo.

Biografía del autor/a

Margarita Victoria Rodríguez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Graduado en Licenciatura en Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de Luján, doctorado en Filosofía e Historia de la Educación por la Universidade Estadual de Campinas y Postdoctorado en Historia de la Educación por la Universidade Federal de Minas Gerais. Tiene experiencia en educación, con énfasis en Historia de la Educación y Política Educativa.

Hellen Caroline Valdez Monteiro, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Estudia el Doctorado en Educación y tiene los títulos en Pedagogía y Máster en Educación de la Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tiene experiencia en educación en las siguientes áreas: historia de la educación primaria y de las instituciones escolares, política de formación docente, sindicalismo y apreciación docente. Actualmente es una maestra efectiva en el Municipio de Campo Grande, MS- Brasil.

Citas

Apple, M. W. (2006). Ideologia e currículo. Porto Alegre, Brasil: Artmed.

Basbaum, L. (1982). História sincera da República. São Paulo, Brasil: Alfa-Omega.

Lei Orgânica do Ensino Normal (1946). Rio de Janeiro, Brasil.

Costa, L. M. (2015). A trajetória de Wilma Rodrigues de Souza: formação e identidade de uma professora negra no sul de Mato Grosso (dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, Brasil).

EEDAC [Escola Estadual Dom Aquino Corrêa] (1952-1975). Ata de Resultados Finais. Brasil: Três Lagoas- MT.

EEDAC (1964-1969). Livro de Matrículas da Escola Normal Dom Aquino Corrêa. Brasil: Três Lagoas- MT.

IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] (1950). Censo demográfico: 1950. Rio de Janeiro: IBGE.

IBGE (1960). Censo demográfico: 1960. Rio de Janeiro: IBGE.

IBGE (1970). Censo demográfico: 1970. Rio de Janeiro: IBGE.

Haddad, S. e Di Pierro, M. C. (2000). Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação. Recuperado de: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782000000200007&script=sci_abstract&tlng=pt.

Kill, M. B. (2017, 24 de fevereiro). Entrevista concedida à Hellen Caroline Valdez Monteiro. Três Lagoas, Brasil.

Lima, T. B. (2017, 24 de fevereiro). Entrevista concedida à Hellen Caroline Valdez Monteiro. Três Lagoas, Brasil.

Mello, L. S. (2017, 24 de fevereiro). Entrevista concedida à Hellen Caroline Valdez Monteiro. Três Lagoas, Brasil.

Monteiro, H. C. (2018). O processo de institucionalização da Escola Normal Dom Aquino Corrêa em Três Lagoas no sul de Mato Grosso (1952- 1975) (dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS, Brasil).

Pisaneschi, L. S. (2008). O Instituto Superior de Educação no contexto de produção dos ambientes institucionais de formação dos professores das séries iniciais: uma abordagem histórica (dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo- SP, Brasil).

Saviani, D. (2013). História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, Brasil: Autores Associados.

Publicado

2019-01-07

Cómo citar

Rodríguez, M. V., & Valdez Monteiro, H. C. (2019). Formação de profesores em Três Lagoas/MT: Escola Normal Dom Aquino Corrêa (1952- 1975). Anuario Mexicano De Historia De La Educación, 1(2), 29–38. https://doi.org/10.29351/amhe.v1i2.222