Formação de profesores em Três Lagoas/MT: Escola Normal Dom Aquino Corrêa (1952- 1975)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29351/amhe.v1i2.222

Palavras-chave:

Escola Normal Dom Aquino Corrêa, Três Lagoas- Brasil, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo é parte do resultado da pesquisa de mestrado em educação, e tem como objetivo discutir dois aspectos da institucionalização da formação de professores na Escola Normal Dom Aquino Corrêa em Três Lagoas, sul do estado de Mato Grosso no Brasil. O primeiro diz respeito à origem social dos estudantes que essa instituição formou com o objetivo de atender as necessidades de desenvolvimento econômico da região. E o segundo aspecto diz respeito ao crivo curricular do curso normal nos anos em que perdurou a instituição, de 1952 à 1975. Para tanto, adotamos como procedimentos metodológicos a coleta e análise de documentos da referida escola, bem como a realização de entrevistas com ex-alunas, e uma ex-professora da instituição. Apontamos como resultados que devido à construção da Ferrovia Noroeste do Brasil, o município de Três Lagoas demandou a instalação de instituições escolares, tanto de ensino primário, como normal para formar a população urbana, que atenderam principalmente os filhos de ferroviários. E com relação ao currículo, verificamos que esteve em conformidade com as determinações de contexto político, ideológico e educacional, desse momento histórico, tanto no que diz respeito à incorporação de pressupostos pedagógicos da Escola Nova até sua decadência com a ascensão do tecnicismo.

Biografia do Autor

Margarita Victoria Rodríguez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Graduado en Licenciatura en Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de Luján, doctorado en Filosofía e Historia de la Educación por la Universidade Estadual de Campinas y Postdoctorado en Historia de la Educación por la Universidade Federal de Minas Gerais. Tiene experiencia en educación, con énfasis en Historia de la Educación y Política Educativa.

Hellen Caroline Valdez Monteiro, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Estudia el Doctorado en Educación y tiene los títulos en Pedagogía y Máster en Educación de la Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tiene experiencia en educación en las siguientes áreas: historia de la educación primaria y de las instituciones escolares, política de formación docente, sindicalismo y apreciación docente. Actualmente es una maestra efectiva en el Municipio de Campo Grande, MS- Brasil.

Referências

Apple, M. W. (2006). Ideologia e currículo. Porto Alegre, Brasil: Artmed.

Basbaum, L. (1982). História sincera da República. São Paulo, Brasil: Alfa-Omega.

Lei Orgânica do Ensino Normal (1946). Rio de Janeiro, Brasil.

Costa, L. M. (2015). A trajetória de Wilma Rodrigues de Souza: formação e identidade de uma professora negra no sul de Mato Grosso (dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, Brasil).

EEDAC [Escola Estadual Dom Aquino Corrêa] (1952-1975). Ata de Resultados Finais. Brasil: Três Lagoas- MT.

EEDAC (1964-1969). Livro de Matrículas da Escola Normal Dom Aquino Corrêa. Brasil: Três Lagoas- MT.

IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] (1950). Censo demográfico: 1950. Rio de Janeiro: IBGE.

IBGE (1960). Censo demográfico: 1960. Rio de Janeiro: IBGE.

IBGE (1970). Censo demográfico: 1970. Rio de Janeiro: IBGE.

Haddad, S. e Di Pierro, M. C. (2000). Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação. Recuperado de: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782000000200007&script=sci_abstract&tlng=pt.

Kill, M. B. (2017, 24 de fevereiro). Entrevista concedida à Hellen Caroline Valdez Monteiro. Três Lagoas, Brasil.

Lima, T. B. (2017, 24 de fevereiro). Entrevista concedida à Hellen Caroline Valdez Monteiro. Três Lagoas, Brasil.

Mello, L. S. (2017, 24 de fevereiro). Entrevista concedida à Hellen Caroline Valdez Monteiro. Três Lagoas, Brasil.

Monteiro, H. C. (2018). O processo de institucionalização da Escola Normal Dom Aquino Corrêa em Três Lagoas no sul de Mato Grosso (1952- 1975) (dissertação de mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS, Brasil).

Pisaneschi, L. S. (2008). O Instituto Superior de Educação no contexto de produção dos ambientes institucionais de formação dos professores das séries iniciais: uma abordagem histórica (dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo- SP, Brasil).

Saviani, D. (2013). História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, Brasil: Autores Associados.

Downloads

Publicado

2019-01-07

Como Citar

Rodríguez, M. V., & Valdez Monteiro, H. C. (2019). Formação de profesores em Três Lagoas/MT: Escola Normal Dom Aquino Corrêa (1952- 1975). Anuario Mexicano De Historia De La Educación, 1(2), 29–38. https://doi.org/10.29351/amhe.v1i2.222

Edição

Seção

Artículos